Prepara-te para as alterações climáticas com stem4clim8.
O fenómeno da digitalização está a mudar profundamente a forma como aprendemos e trabalhamos. as crianças que entram hoje na escola precisam de adquirir um conjunto de competências diferentes. a preparação dos alunos para o futuro requer que nos preocupemos não só com as capacidades técnicas adequadas, mas também com o reforço das suas competências emocionais e sociais. As crianças devem ter a capacidade de ultrapassar circunstâncias adversas e utilizá-las corretamente como fontes de desenvolvimento pessoal. Este é o núcleo do sucesso da adaptação à mudança e do envolvimento ativo com o mundo digital. Os jovens qualificados com literacia científica e tecnológica podem superar mais facilmente o vício da internet, que é um problema emergente dos novos tempos.
A abordagem stem, que é atualmente uma das abordagens de ensino mais utilizadas, pode fazer a ponte entre a computação física e a consciência ambiental, ao mesmo tempo que se concentra em atividades colaborativas sem ecrãs, e demonstra ser uma útil forma de melhorar as capacidades técnicas, ao mesmo tempo que reforça as competências emocionais e sociais. Simultaneamente, os professores que orientam os alunos sobre as competências acima mencionadas já deverão ter adquirido essas competências. No entanto, um recente inquérito da ocde realizado em 25 países europeus [1] mostrou que quase todos os países reportaram deficiências de competências necessárias aos professores para satisfazerem as necessidades da escola atual, bem como dificuldades na formação dos mesmos.
O projeto stem4clim8 foi desenvolvido, tendo em conta todas as necessidades inerentes à educação científica. O projeto irá produzir abordagens e ferramentas para ajudar os que trabalham com alunos entre os 10 e14 anos de idade, promovendo o envolvimento na programação e desenvolvimento de competências relacionadas com as stem. O objetivo não é o de aumentar o tempo em ecrãs. o projeto conseguirá alcançar este objetivo através do jogo prático e mental, mediante a criação de um mundo virtual personalizado, com recurso ao minecraft modding e à execução de missões relacionadas com catástrofes naturais. Serão programados blocos de computação física, para interagir com o mundo virtual, através do microcomputador raspberry pi. As missões vão revelar a ciência por detrás dos fenómenos naturais frequentemente associados às alterações climáticas e inspirar os alunos para uma consciência ambiental, ao mesmo tempo que os ajudam a melhorar as competências stem.
Porquê dar atenção às alterações climáticas, neste projeto? É, sem dúvida, um dos conceitos que mais ouvimos falar atualmente. Então, o que se entende por " alteração climática"? O nosso planeta possibilita-nos a vida devido principalmente à sua atmosfera. Ou seja, enquanto quase metade dos raios solares são absorvidos pela terra, a outra metade é refletida de volta para o espaço. os gases como o metano, vapor de água, dióxido de carbono, ozono e óxido de azoto na nossa atmosfera, devolvem à terra alguns destes raios e, assim, é atingida uma temperatura ambiente viável. Este aquecimento na terra é conhecido como efeito estufa, e os gases que causam este aquecimento são conhecidos como gases de efeito estufa.
O aumento do volume dos gases de efeito estufa na atmosfera faz com que a terra aqueça mais. Então, como é que o volume destes gases aumenta? Estudos demonstraram que a quantidade de gases com efeito estufa aumentou devido ao aumento da população mundial, aos desenvolvimentos tecnológicos e às atividades humanas provocadas pela industrialização. Muitos estudos têm mostrado um aumento substancial de co2 como resultado da utilização de recursos fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural. Como consequência, foi relatado que as temperaturas globais aumentaram nos últimos anos devido ao efeito dos gases de efeito estufa.
Porque nos devemos preocupar com o aquecimento da terra? Ao mesmo tempo que as alterações climáticas provocam o aumento da temperatura, provocam também uma maior severidade e frequência de alguns fenómenos naturais, tais como inundações, furacões e secas. Além disso, causa o degelo dos glaciares, a subida do nível dos oceanos e do mar, e a perturbação e até a perda dos habitats aquáticos. portanto, o aquecimento global é uma ameaça a todas as formas de vida do nosso planeta.
Para minimizar estes efeitos destrutivos, os países propuseram soluções e assinaram em conjunto vários acordos internacionais (convenção-quadro das nações unidas sobre as alterações climáticas - unfccc, o protocolo de kyoto, etc.). Contudo, estes acordos, na prática, apenas obrigam os países até um certo ponto. É crucial assegurar que os acordos existentes sejam sustentáveis. Por esta razão, é necessário sensibilizar as gerações mais jovens para as catástrofes físicas causadas por atividades inconscientes por parte das populações e educá-las sobre como devem lidar com elas, são estes os principais objetivos do projeto "stem4clim8".
Outro dos objetivos do projeto stem4clim8, é o portal de disseminação do conhecimento, que vai acolher os planos de aula, de modo a fornecer ideias e orientações sobre a exploração adequada dos objetivos do projeto, nas disciplinas stem. Cada país parceiro vai organizar eventos-piloto de promoção, de modo a utilizar todas as ferramentas em tempo real. O "clube stem4clim8" funcionará online, como espaço de apoio para todos os que estão interessados no projeto, e para os que desejam contatar outros utilizadores e partilhar a sua opinião e dificuldades.Os professores que participam no projeto, serão os utilizadores iniciais do clube. Tendo por base o seu feedback, será depois apresentada uma versão final do clube.
O consórcio do projeto stem4clim8 é composto por:
• Civic Computing (applicant organisation),
• Pamukkale University (pau),
• Atermon B.V.,
• Hearthands Solutions (heso),
• Nuclio- Nucleo Interactivo de Astronomia Associacao,
• Silogos Goneon & Kidemonon 2ο Dimotiko Porto Rafti (spr).
O projeto iniciou oficialmente em 01/11/2020 e tem uma duração de 24 meses.
As atividades do projeto concluídas até março de 2021, incluem a realização da reunião de lançamento (fevereiro de 2021), e a preparação do manual de instalação da consola stem4clim8. A consola stem4clim8 foi concebida para que os alunos a possam construir na sala de aula, sob a supervisão do professor. Espera-se que sejam os alunos a proceder à sua montagem seguindo as instruções do manual. A consola stem4clim8 imita um computador de secretária, é de fácil utilização na sala de aula, pois não necessita de ser ligado a um monitor externo, sendo mais fácil a ligação de kits externos e de componentes eletrónicos para computação física e a melhoria do ensino das stem.
Pode seguir-nos a partir das redes sociais stem4clim8! 😊
(facebook: https://www.facebook.com/stem4clim8-111447450996523 ,
twitter: )
Referências
1. oecd education and skills today, (oecd, 2018, 29 de janeiro de 2018), obtido a partir de https://oecdedutoday.com/succeeding-with-resilience-lessons-for-schools/